PPP - Proposta Educacional da Escola.

1  INTRODUÇÃO

O Projeto Politico Pedagógico consiste em um processo de planejamento participativo que envolve o plano geral da instituição, a partir de uma leitura crítica da realidade da mesma.
A instituição deve fazer o levantamento de suas dificuldades, projetando mudanças e estabelecendo objetivos comuns com toda comunidade escolar.
Partindo do óbvio, como sugere Gadotti (2001), a palavra projeto vem do verbo projetar, lançar-se para frente, dando sempre a ideia de movimento, de mudança. A sua origem etimológica, como explica Veiga (2001, p. 12), vem confirmar essa forma de entender o termo projeto que "vem do latim projectu, particípio passado do verbo projecere, que significa lançar para diante". Na definição de Alvaréz (1998) o projeto representa o laço entre presente e futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro. Para Fagundes (1999), o projeto é uma atividade natural e intencional que o ser humano uti1iza para procurar solucionar problemas e construir conhecimentos. Alvaréz afirma que, no mundo contemporâneo, o projeto é a mola do dinamismo, se tomando em instrumento indispensável de ação e transformação.
Em meados da década de 90, a ideia de Projeto Pedagógico vem tomando corpo no discurso oficial e em quase todas as instituições de ensino, espalhadas nesse imenso Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/94), em seu artigo 12, inciso I, prevê que "os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terno a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica", deixando explícita a idéia de que a escola não pode prescindir da reflexão sobre sua intencionalidade educativa.
Todo projeto supõe rupturas com o presente. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas.
  
 2 Projeto político pedagógico
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP.
É um projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo; político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir; e pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.
Segundo Gadotti (cit. por Veiga, 2001, p. 18), 
“Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.”
Através de um planejamento participativo, as pessoas juntam suas experiências, refletem suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, estabelecendo assim, novas relações de convivência possibilitando novas ações.
Legalmente, a obrigatoriedade da existência do Projeto Político-Pedagógico em uma instituição educacional foi outorgada pela Lei 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No seu artigo 12, a lei determina que “os estabelecimentos de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”. Ou seja, toda instituição educacional, independentemente do seu nível, deve assumir o trabalho de refletir sobre sua intencionalidade educativa e, consequentemente, definir suas ações.
O projeto pedagógico da escola é por isso mesmo, sempre um processo inclusivo, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como meta da escola.
E para ser legítimo, o projeto Político Pedagógico precisa ter a participação de toda a comunidade educativa diretamente ou por representatividade também legítima e democrática.

2.1 Participação Acadêmica no PPP

A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico não se resume a um documento escrito. É um processo amplo que exige comprometimento, esforço coletivo e enfrentamento para a definição dos objetivos e das ações de uma instituição educacional. É importante mobilizar a comunidade acadêmica para a construção de um processo de educação mais compromissado e democrático, uma vez que sem a vontade coletiva de modificação fica difícil transformar a qualidade da educação.
A contínua realização do projeto educativo possibilita o conhecimento das ações desenvolvidas pelos diferentes professores, sendo base de diálogo e reflexão para toda a equipe escolar. Nesse processo evidencia-se a necessidade da participação da comunidade, em especial dos pais, tornando conhecimento e interferindo nas propostas da escola e em suas estratégias. O resultado que se espera é a possibilidade de os alunos terem uma experiência escolar coerente e bem-sucedida.
“O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia de seus agentes, da ousadia de cada comunidade escolar em assumir a sua ’cara’ tanto para dentro, nas menores manifestações de seu cotidiano, quanto para fora, no contexto histórico em que ela se insere”. Moacir Gadotti & José Eustáquio Romão.
Uma sugestão importantíssima é, quando da formulação do PPP, abrir espaços para debater com todos que compõem a comunidade escolar para analisar as situações concretas e aquilo que se deseja manter ou mudar e traçar para isso um plano de ação que torne possível que todos participem realmente.



3 CONCLUSÃO 

A importância de construir um projeto político pedagógico, com a participação de todos os envolvidos, é fundamental para se obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Todos são importantes e precisam ser reconhecidos nesta construção de identidade da unidade escolar.
Durante esta abordagem, buscamos apresentar aspectos relevantes no momento de construir o projeto político pedagógico, como conhecer a realidade em que o aluno está inserido, numa visão que vai além dos muros da escola. Na construção, o professor enquanto "detentor de um conhecimento" sistematizado, pode confrontá-los com experiências proporcionadas pela apropriação da realidade do aluno.
Este foi um convite a futuras e constantes reflexões, que é a característica básica e fundante do Projeto "Político" Pedagógico.


REFERÊNCIAS
GANDIN, Danilo. Temas para um Projeto Político-Pedagógico. Petrópolis: Vozes, 1999.
 LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2001

BAFFI, Maria Adelia Teixeira. Projeto Pedagógico: um estudo introdutório. Pedagogia em Foco, Petrópolis, 2002. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/gppp03.htm>. Acesso em: 08/09/2013.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.
ANDRE,M. E. D. O projeto pedagógico como suporte para novas formas de avaliação. IN. Amélia Domingues de Castro e Anna Maria Pessoa de Carvalho (Orgs.). Ensinar a Ensinar. São Paulo, 2001.
 
<http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-professor-e-o-projeto-politico-pedagogico-da-escola-4954159.html>


SASSERON, Jussara, Andradas, 2013.

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